04/04/2016

Experiência

O mercado farmacêutico global está mudando rapidamente forçando as indústrias a melhorar a competitividade por meio de investimentos em tecnologia e inovação. A descoberta de novos fármacos e seu desenvolvimento em produtos para a saúde tem amplo espaço na indústria farmacêutica nacional. A justificativa básica para esses empreendimentos é o corpo cumulativo de informações científicas e biomédicas produzido em institutos de pesquisa e universidades, e a necessidade de inovação na indústria farmacêutica do País. O trabalho conjunto de químicos, biólogos, físicos, farmacologistas, toxicologistas, estatísticos, farmacêuticos, dentistas, enfermeiros, médicos e de muitos outros profissionais fazem parte da descoberta de novos fármacos e de seu processo de desenvolvimento.
Em função da crescente demanda das indústrias farmacêuticas nacionais, foi idealizada a construção do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimentos de Medicamentos (NPDM) reunindo as competências já existentes na Universidade Federal do Ceará. Nesse contexto, é importante ressaltar que a pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos envolvem um estudo multidisciplinar iniciado pela abordagem química, identificação de alvos terapêuticos, passando pelos testes farmacológicos e toxicológicos pré-clínicos, técnicas de formulações farmacêuticas, culminando com a avaliação da segurança e eficácia em seres humanos. Uma das principais vantagens de um Núcleo de Pesquisas dessa natureza é propiciar a integração multidisciplinar entre pesquisadores das diversas áreas com o interesse comum na pesquisa e desenvolvimento, e dessa forma, racionalizar a competência técnica e cientifica, assim como, o tempo necessário para a pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos. Certamente, o potencial técnico e científico inovador do NPDM deverá contribuir para o desenvolvimento de novos medicamentos não somente com moléculas sintéticas, mas, sobretudo a partir de moléculas prospectadas na nossa biodiversidade.
Nesse sentido, o NPDM foi concebido com objetivo de promover e executar estudos científicos, prestação de serviços, desenvolvimento tecnológico, inovação e capacitação de recursos humanos, para atender a pesquisa pré-clínica e clínica necessária para o desenvolvimento de medicamentos na indústria farmacêutica e em consonância com as políticas e diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior.

IMG_4466